Obra sem projeto arquitetônico? Prepare-se para o caos!
- empresaedificarjr

- 23 de abr.
- 2 min de leitura

Ao iniciar uma obra, o projeto arquitetônico não é apenas um detalhe, ele é a base que orienta todas as etapas da construção. Se você tem um terreno e está pronto para construir, repensar a ideia de seguir sem essa etapa é fundamental. As consequências de não ter um projeto podem afetar diretamente o resultado, o custo e a funcionalidade da edificação.
Imagine a seguinte cena: alguém compra um terreno, se empolga com a ideia da casa própria e já quer começar a levantar as paredes o mais rápido possível. Em seguida, vem o famoso pensamento: “Pra quê projeto arquitetônico? Depois resolvemos isso..” E assim, começam os problemas… Nesse blog, iremos te mostrar, de forma prática e direta, por que deixar de fazer um projeto arquitetônico pode ser uma das piores decisões da sua obra, e as consequências disso.
Ambientes sem funcionalidade
“Colocaram a porta do banheiro de frente para a sala de jantar… Como assim?” Sim, isso acontece quando não se tem planejamento! E mais: cozinha mal ventilada, quarto sem espaço para guarda-roupa, sala escura mesmo com janelas e corredores que parecem labirintos… "
Um bom projeto pensa na rotina de quem irá utilizar o espaço, no conforto, na circulação e no melhor aproveitamento da luz e do vento. Sem isso, o que era para ser um lar acolhedor, vira um desafio diário.
Desperdício de espaço
“Nossa, esse quarto ficou tão pequeno! Não consigo colocar nem uma cama de casal direito!”
Esse tipo de erro é pequeno, mas custa caro… Quando a obra vai no improviso, o espaço fica mal distribuído e os materiais mal aproveitados. A escada fica inacessível ou em lugares inusitados, o banheiro gigante sem necessidade e você acaba gastando mais do que precisava… E sem gostar do resultado!
Atrasos e obra parada
“Pausa na obra porque decidiram mudar a posição da cozinha!”
Sem projeto, é comum parar a obra constantemente para resolver coisas que já deveriam estar decididas. Além de atrasar, você perde dinheiro com retrabalho e precisa lidar com aquela péssima sensação de que nada sai como o planejado.
Custos elevados
“Faltou dinheiro no meio do cronograma… Vamos ter que parar a obra e juntar mais para terminarmos.”
Sem um projeto arquitetônico, você não consegue ter uma ideia real do custo da obra. Aqui vemos a importância também de um projeto de orçamentação! O resultado de uma construção inacabada, cheia de imprevistos e ainda mais cara do que se tivesse sido planejada desde o início.
Conclusão
Certo, então o que o projeto irá resolver?
Tudo isso! Com um projeto arquitetônico bem feito, você economiza tempo, dinheiro e dores de cabeça. Garantindo que cada espaço da sua casa fará sentido e se adequará às suas necessidades e sua rotina. Por fim, sua obra seguirá um cronograma realista, e o orçamento feito será bem utilizado do início ao fim. Ou seja, o projeto arquitetônico não é um gasto e sim, um investimento.
Visando uma obra tranquila, com a estética desejada e funcional, o projeto é o primeiro passo e o mais importante! Se está em busca de um projeto arquitetônico de qualidade e quiser conversar com quem entende disso, é só chamar a gente. A Edificar Jr. está preparada para te ajudar a tirar suas ideias do papel



